SAÚDE Multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos: Secretaria da Saúde orienta sobre doses e indica locais

Novidade neste ano é a prevenção contra Meningite C para adolescentes.

Ministério da Saúde não entrega quantidade necessária para prevenção da Rotavírus

Ivoti – A partir de segunda-feira, dia 11, até dia 22, ocorre a Multivacinação. Ao todo, a equipe da Secretaria da Saúde e Assistência Social dispõe de 14 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, destinadas aos moradores de zero a 14 anos de idade. Em Ivoti, segundo a enfermeira Alexandra Fick, do Setor de Imunizações, os três postos de saúde dos bairros Bom Pastor, Jardim Bühler e Jardim Panorâmico estarão atendendo das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Já a Unidade Central atenderá das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia) e no dia 16 sábado dia D, das 8h às 17h.

Alexandra explica que as vacinas da Febre Amarela e BCG são feitas exclusivamente na Unidade Central. “O frasco é aberto e tem validade de 6 horas”, explica. A Febre Amarela é realizada somente das 8h às 14h em sextas-feiras e a BCG, mediante agendamento pelo telefone 3563-6855, ramal 310.

A atualização inclui a vacina contra a Meningite C para adolescentes de 12 e 13 anos. Além da HPV para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos.

Em todas os casos, para fazer a aplicação das vacinas, pede-se que os pais ou responsáveis estejam juntos e apresentem a Carteira de Vacinação.

ROTAVÍRUS – Desde julho, o Município não recebe doses da vacina Rotavírus. São aplicadas 2 doses, com intervalo mínimo de 30 dias. A primeira dose pode ser administrada do 1º até os 3 meses e 15 dias e já a segunda dose pode ser administrada dos 3 meses até 7 meses e 29 dias. Após esses períodos a criança não tem indicação de ser vacinada. “Temos uma espera de 80 pacientes e 30 doses não supre a demanda mensal. No final da tarde da quarta-feira recebemos 30 unidades. Fizemos contato na sexta-feira, dia 8,, mas disseram que não têm previsão de nova entrega. Pelo que sabemos, todos os municípios têm quantidade reduzidas”, informa Alexandra, que orienta as famílias a procurarem pela Unidade Central, especialmente as crianças com prazo próximo de receber a dose para não perder a vacina. “Vale ressaltar que o município segue regras do Estado para fazer os pedidos de vacinas, mesmo solicitando quantitativos necessários, recebemos as vacinas disponibilizadas pelo Estado e Ministério da Saúde. No entanto, estamos enfrentando dificuldades para garantir a vacina Rotavírus, pois a demanda é maior do que o quantitativo recebido até o momento”.

ATENDIMENTO POSTOS:

Unidade Central: todas as vacinas. Atendimento das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia

Unidades Bom Pastor, Jardim Panorâmico e Jacob Schneider: todas as vacinas, exceto Febre Amarela, BCG e Rotavírus. Atendimento das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias