CULTURA Um espaço no Núcleo em transformação

Plug vai colorir e florir tapume que protege casa de estilo enxaimel

Ivoti - Colorir um grande espaço com tapumes de cor preta. Este foi o desafio apresentado pelo prefeito Satoshi Suzuki à equipe do Plug. A casa em estilo enxaimel que está protegida desde abril a fim de evitar a queda da casa de janelas amarelas, está sendo transformada. “Agradecemos aos profissionais que botaram as mãos nas cores e aos demais alunos que aceitaram em fazer parte deste projeto”, falou a coordenadora do Plug, Nádia Dias. A ideia é enfeitar o espaço, segundo o prefeito, até o início da 10ª Feira das Flores. Desde o dia 9, o grupo está trabalhando no local, inclusive em dias chuvosos, para cumprir a tarefa. Neste domingo, dia 15, também foi dia de trabalhar no local.

As professoras Pâmela Cristina Bohn, Luzia Ferlauto Lesama e Graciele Weber estão coordenando a tarefa, que previu as seguintes etapas: o Tapume foi riscado, passado fundo branco, riscado novamente, para então receber as cores.

Saiba mais

Foram colocados tapumes em toda a fachada da casa de estilo enxaimel com janelas amarelas. Localizada junto ao Núcleo da Feitoria Nova, a casa foi construída durante a imigração alemã, no século XIX. Com risco iminente de queda, o Departamento de Planejamento Urbano foi acionado pela ex-prefeita Maria de Lourdes Bauermann para organizar um cronograma de trabalho que prevê projeto e execução da recuperação da estrutura. A ação conta com aval do Instituto do Patrimônio e Histórico Nacional.