EDUCAÇÃO A Fada dos Dentes presenteia alunos da EMEI Bem Querer com dois cofres

Projeto de Educação Financeira estimula economia e planejamento para concretização de sonhos a curto e médio prazo

Ivoti - É desde pequeno que se conquista! A turma do Pré A2 da EMEI Bem Querer, no segundo semestre, passou a desenvolver o projeto “Defensores dos Dentes” e recebeu a visita da Fada do Dente, a qual trouxe de presente para a turma dois cofres: um para o sonho de curto prazo e o outro para o sonho de médio prazo. A Fada conversou, ainda, com as crianças sobre a importância de economizar para a concretização de sonhos e as questionou quais os sonhos que gostariam de realizar. A turma, então, debateu e decidiu que como sonho de curto prazo realizaria a compra de escovas de dentes com ventosa para cada aluno, enquanto o sonho de médio prazo seria a ida ao cinema, no shopping de Novo Hamburgo.

Os pais dos alunos foram informados sobre os sonhos de seus filhos, com o valor estimado a ser economizado, afinal, educação financeira exige planejamento e compromisso, sendo de fundamental importância a consciência do valor total a ser guardado, para que, de fato, chegue-se ao objetivo e concretize-se os sonhos.

A economia dos valores ocorreu quase que semanalmente, pelas crianças, bem como a partir da realização de dois eventos planejados pela turma, juntamente com o outro Pré da escola. Foram organizados um brechó de livros e brinquedos infantis, incentivando o consumo consciente dos recursos, bem como a venda de doces na Festa à Fantasia da escola.

O sonho de curto prazo realizou-se no mês de setembro, após pesquisa de valores de escovas dentais, realizadas pelas famílias dos alunos, em diferentes estabelecimentos comerciais da cidade. A compra ocorreu em uma farmácia que possuía o preço de produto menor, tanto que, além da escova de dentes foi possível a compra de um creme dental infantil. O sonho de médio prazo foi realizado em novembro, quando a turma assistiu ao filme “Meu Malvado Favorito”, no Bourbon Shopping, em Novo Hamburgo.

A turma obteve tanto sucesso em seu projeto de educação financeira que conseguiu realizar seus sonhos apenas com o dinheiro poupado pelas crianças, sendo os valores conquistados através das promoções utilizados em outros feitos para a turma, como o aluguel de um espaço com brinquedos infláveis, o pagamento da noite do pijama da turma e a compra de sorvete para servir às crianças.

COMO SURGIU

O projeto de Educação Financeira da escola foi iniciado em uma reunião que contou com a participação dos pais e professoras, bem como equipe diretiva e representante do Programa A União Faz a Vida. Na reunião, a proposta do projeto foi apresentada e debatida entre os presentes. A importância do planejamento financeiro para a realização de sonhos foi destacada, bem como ressaltada a necessidade de identificação das categorias de sonhos, que podem apresentar-se como de curto, médio e longo prazo.

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias