DESENVOLVIMENTO Município de Ivoti conhece experiência da Weber Haus com energia fotovoltaica

Proposta é implantar sistema nos prédios públicos para minimizar custos e buscar soluções sustentáveis

Ivoti – A usina fotovoltaica da Cachaçaria Weber Haus, operando na Picada 48 Alta, foi visitada nesta sexta-feira, dia 12, pelo prefeito Martin Cesar Kalkmann e equipe técnica do Município. A agroindústria implantou o sistema que garante a geração de energia elétrica por meio da luz solar. “Precisamos reduzir custos e estamos buscando soluções inovadoras e sustentáveis”, explicou Martin. Atualmente, o custo com energia gira em torno de R$ 115 mil mensais na Prefeitura. “O estudo aponta que seria possível minimizar os custos a valores baixíssimos nos prédios públicos”, completa.

O estudo foi iniciado pelo secretário de Administração, Adriano Graeff, desde o segundo semestre de 2017. “A energia gerada é consumida no local e o excedente é injetado na rede e compensado em períodos em que o sistema não gera energia”, explica Graeff. A próxima etapa é buscar uma fonte de financiamento para o projeto.