EDUCAÇÃO Produtos orgânicos são inseridos no cardápio da merenda escolar de Ivoti

Ivoti – Alface e tempero verde orgânicos foram entregues nas escolas da rede municipal de Ivoti na segunda-feira, dia 12, e estão sendo utilizados na merenda escolar desta semana. Segundo a nutricionista Carolina Melo, esta foi a primeira entrega dentro da contratação de alimentos com produção orgânica, item que atende à lei municipal aprovada no ano passado. “Neste ano, temos que oferecer 5% da alimentação orgânica e o percentual será aumentado gradualmente”, informa Carolina.

Até julho, o único produtor com certificado de produtos orgânicos e que atendeu aos requisitos previstos no edital é João Paulo Bonifácio dos Santos. Algumas escolas do campo também receberam outros itens integrantes do cardápio do almoço, como rúcula, couve, chuchu, rabanete e pimentão.

Frente à demanda de produtos e quantidades necessárias, nem todos os itens de hortifruti presentes no cardápio são orgânicos. “Ainda temos itens de produção convencional oriundos também de chamada pública da agricultura familiar”, completa a nutricionista, citando a cooperativa Proagri, também de Ivoti. “Temos produtores em vias de se adequarem ao sistema de produção orgânica”, informa Carolina.