EDUCAÇÃO Mais de 170 alunos receberam seus certificados em Língua Alemã

Ivoti – Na terça-feira, 10, 172 estudantes e acadêmicos estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados de proficiência em Língua Alemã. Foram entregues os diplomas das provas Internationale Vergleichsarbeit A1, Internationale Vergleichsarbeit A2, DSD I e DSD II. O prefeito Martin Cesar Kalkmann e a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Spohr, estiveram presentes na ação conduzida pelo diretor geral do Instituto Ivoti, Everton Augustin.

Com acompanhamento da Camerata Ivoti, foram entoados os Hinos do Brasil e da Alemanha e, na sequência, o diretor Everton Augustin, fez uso da palavra para acolher os participantes. “Estamos nos reunindo hoje para celebrar com aqueles alunos que se dedicaram e conquistaram seus diplomas”, destacou. A coordenadora do Ensino de Língua Alemã do Instituto Ivoti, Raquel Vetromilla, falou sobre a importância do estudo de uma língua e que ela pode ser vista por uma escada em movimento, que segue em direções diversas. “Essa escada vai ser conduzida pelos alunos que estudam o alemão para um intercâmbio, uma formação superior, um emprego em empresas internacionais, as portas que se abrem são várias. O certificado de alemão é um diferencial importante no currículo”, afirmou.

As alunas Isabella Brill e Luciana Reinehr deram seus depoimentos de experiências que foram proporcionadas pelo estudo da língua alemã. As duas viajaram recentemente para a Alemanha através de bolsas conseguidas devido ao empenho e dedicação nas aulas e afluência no idioma. Após o depoimento das estudantes, foi realizada a entrega dos diplomas. O evento contou também com a presença de autoridades escolares, municipais e internacionais. O cônsul da Alemanha no Brasil, Robert Strnadel, a presidente da Associação Evangélica de Ensino, Gerda Margarida Junge, a vice-diretora do Instituto Ivoti, Vera Kern Hoffmann, o administrador da Associação Evangélica de Ensino, Cristiano Gestrich, o diretor do Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA), Darli Breunig e a diretora do Ensino Superior do Instituto Ivoti, Doris Helena Gerber estiveram presentes assim como familiares e professores.