GABINETE Prefeitos de Ivoti, Presidente Lucena e Picada Café tratam da municipalização da VRS-865

Ivoti – Nesta quarta-feira, dia 9, os prefeitos de Ivoti, Martin Cesar Kalkmann, de Presidente Lucena, Gilmar Führ, e de Picada Café, Daniel Rückert, estiveram reunidos para tratar da municipalização da VRS-865, estrada atualmente mantida pelo DAER. A intenção é garantir que os três municípios garantam a autonomia necessária para manter a rodovia e também permitir mais possibilidades de instalação de edificações. “Pela legislação estadual, o recuo é de 35 metros do eixo da via, e se for pela legislação municipal de Ivoti, por exemplo, são permitidas construções em até 15 metros do recuo na área rural e de uma distância variável conforme o Plano Diretor nos núcleos urbanos”, informa Martin, que recebeu os prefeitos das cidades vizinhas e técnicos junto ao Gabinete. “A medida irá estimular e promover o desenvolvimento deste trecho, que é uma rota turística e de escoamento da produção”, explica o prefeito.

Cada município deverá apresentar o assunto para análise dos seus conselhos municipais de Planejamento Urbanístico e após, será realizada uma audiência pública. Se aprovado, o próximo passo é apresentar a demanda ao Daer. “Vamos ainda pedir que façam o recapeamento do trecho, antes da municipalização”, completa Martin. De Ivoti a Picada Café, o trecho totaliza cerca de 15 quilômetros, sendo 7 deles passam por Ivoti. “Atualmente, os municípios já assumem as roçadas”, destaca.

Foto: Marco Dieder/PMPicada Café

Na foto, prefeitos Daniel (à direita, no canto inferior) e Gilmar (à direita, ao seu lado) e técnicos das cidades, com o prefeito Martin, ao centro.