EDUCAÇÃO Potencializar a linguagem digital na educação e as 10 competências da Base foram assuntos para formação dos gestores

Ivoti – Na sexta-feira, dia 18, pela manhã, a Secretaria de Educação e Cultura realizou encontro com as equipes gestoras das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A formação ocorreu no Instituto Ivoti, e tratou sobre Linguagem Digital, com palestra da representante da Britannica Digital, Magela Lindner Formiga, e sobre as 10 competências da Base Nacional Curricular, ministrada pela equipe da Semec.

As possibilidades para utilizar a Britannica Digital como ferramenta na escola com os alunos foi tratado pela professora Magela. A Capes adquiriu os direitos de uso desta ferramenta para fomentar a pesquisa nas escolas. Deste momento, também participaram os técnicos em informática, para que auxiliem a divulgar e incentivar o uso pelos professores nas escolas nas quais atuam.

Também foram constituídos 10 grupos, cada um responsável por uma das competências da Base Nacional Curricular (BNCC), que debateram em torno do desafio de avaliar as competências no cotidiano da escola. Essa formação em rede visa a instrumentalizar as equipes para organizarem os momentos de formação sobre a BNCC nas escolas com os professores.

A secretária de Educação, professora Cristiane Spohr, destaca a importância destes momentos, que oportunizam um amadurecimento das equipes sobre os conceitos estruturantes da BNCC e que esse espaço reflexivo e de estudo oportuniza a qualificação da condução do processo de alinhamento do Referencial Curricular Municipal com a BNCC. “Este é o momento para discutir, refletir e identificar desafios. Essa apropriação permitirá uma autoria mais qualificada no momento em que os níveis e áreas estiverem reunidos para analisar os atuais Planos de Estudos, a partir do referencial nacional que é a BNCC”, destaca Cristiane.