CRISE DOS COMBUSTÍVEIS - Indústrias - Lixo - Escolas

Indústrias trabalhando parcialmente – Em levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento nesta terça-feira, dia 29, as maiores indústrias estão paralisadas total ou parcialmente. Segundo a secretária Denise Rodrigues da Silva, algumas empresas já pararam e outras estarão parando mais da metade da produção nesta quarta-feira, dia 30, devido à falta de insumos e da ausência dos funcionários. “As empresas estão monitorando a situação nacional e a maioria está cogitando paralisar totalmente na sexta-feira”, informa.

Coleta do lixo interrompida - A empresa Junges Soluções em Limpeza Urbana interrompeu a coleta de lixo em Ivoti nesta terça-feira, dia 29, devido à falta de combustível para os caminhões. A medida vale até que se consiga diesel para abastecimento dos veículos. “Pedimos aos moradores para evitar a colocação de lixo na frente de casa”, informou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Roberto Schneider. O material deve ser acondicionado em plásticos e protegidos da chuva e da ação de animais.

Sem aulas – As escolas municipais, o Plug e o Núcleo de Apoio à Inclusão estão fechadas desde esta terça-feira, dia 29. Em uma escola de Educação Infantil, estava prevista a ausência de 20 profissionais, afora a falta de gás de cozinha, que impede o cozimento das refeições dos alunos. A Semec está monitorando a chegada parcial do combustível em alguns postos para ver se isso poderá antecipar a retomada das aulas. O decreto assinado pelo prefeito Martin Cesar Kalkmann suspende as aulas nesta terça, quarta e sexta-feira (na quinta-feira, é feriado de Corpus Christi).