GABINETE Martin acompanha prefeitos para pressionar União para aumentar verba para Oncologia

Pacientes de Ivoti e outros 4 municípios serão beneficiados com decisão favorável

Brasília – Passados 4 meses da audiência com o ministro da Saúde, na época, Ricardo Barros, nova audiência foi marcada pela Associação de Municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVRS) para pressionar a União quanto à ampliação da verba destinada para os serviços de Oncologia prestados no Hospital Regina. Na tarde de quarta-feira, dia 4, o prefeito Martin Cesar Kalkmann integrou a comitiva liderada pela prefeita Tânia da Silva, de Dois Irmãos, e ainda o prefeito Luciano Orsi (Campo Bom) e o secretário de Saúde Naasom Luciano (Novo Hamburgo) para pedir atenção ao atual ministro, Gilberto Occhi. “Nos deram um prazo de 15 dias para responder ao nosso pedido”, conta Martin.

Também participaram da audiência a senadora Ana Amélia Lemos, os deputados federais Renato Molling, Giovani Feltes e Afonso Motta, a diretora executiva do Hospital Regina, Gisele Albaneo e o deputado estadual João Fischer, além do secretário de Assistência à Saúde do ministério, Francisco de Assis. A intenção é garantir um incremento de R$ 5,1 milhões nos recursos destinados por ano. Atualmente a tabeleza de valores pagos pelo SUS ao Hospital Regina está defasada em relação aos custos no atendimento aos pacientes de Ivoti, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha e Campo Bom.

Mais pedidos - Durante sua ida à Brasília, Martin verificou diversas demandas encaminhadas e apresentou novos pedidos. Dentre eles, um pedido para contar com a Esquadrilha de Fumaça no próximo ano, quando o Instituto Ivoti comemora 110 anos de criação.