EDUCAÇÃO Seminário de Educação enfoca formação na Base Nacional

Semec irá apresentar cronograma de trabalho para elaboração do documento orientador local

Ivoti – Na noite de quinta-feira, 19, e durante a sexta-feira, dia 20, 550 profissionais da rede municipal de ensino estarão envolvidos com o 22º Seminário Municipal de Educação de Ivoti, no Instituto Ivoti. A Base Nacional Comum Curricular, assunto que vem sendo tratado nas formações desde o início do ano letivo, terá continuidade sob a perspectiva da professora Márcia Carvalho, representante da União dos Dirigentes da Educação (Undime) no Conselho Estadual de Educação.

Na noite de quinta-feira, às 19h30, ela vai abordar sobre a BNCC e os profissionais, com o intuito de estabelecer as conexões da rede. “Logo após, vamos apresentar um cronograma para elaborarmos o Documento Orientador Local o o Currículo Escolar: acreditamos que estamos construindo um documento movido pelo diálogo e construído por todos os envolvidos na rede”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Spohr.

Na sexta-feira, a programação será dividida: professores, gestores, estagiários e acompanhantes especializados terão palestras relacionadas à BNCC. Serventes, merendeiras, secretárias, profissionais da informática, auxiliares de biblioteca e motoristas terão oficinas direcionadas às suas áreas de atuação.

Afora a formação, o seminário contará com apresentações culturais da professora de Piano, Mariana Valim, do Grupo de Gaiteiros da EMEF Ildo Meneghetti e o espetáculo de dança do Plug.

Programação para professores, gestores, atendentes, estagiários, acompanhante especializado

19/07 – Quinta-feira

18h00 – Credenciamento

18h45 – Abertura Oficial

19h00 – Conexão Cultural – Recital de Piano. Professora Mariana Valim.

19h30 – A Base Nacional Comum Curricular e os profissionais da educação: estabelecendo conexões em rede, com a professora Márcia Carvalho

21h15 – Ações conectadas – Apresentação do cronograma de trabalho para elaboração do Documento Orientador Local e Currículo Escolar com a equipe da Semec

21h30 – Encerramento

20/07 – Sexta-feira

07h30 – Conexão Cultural – Grupo de Gaiteiros da EMEF Eng.º. Ildo Meneghetti

08h00 – Ambiente conectado: A educação infantil, o ensino fundamental e as áreas do conhecimento na BNCC com profissionais do Instituto Ivoti – Ensino Superior

09h30 – Coffee break

10h00 – Rede em conexão: analisando a BNCC nas suas particularidades. Espaço em grupos por etapas e áreas do conhecimento, coordenado por profissionais do Instituto Ivoti – Ensino Superior

11h30 – Intervalo para o almoço

13h00 – Rede em conexão: analisando a BNCC nas suas particularidades. Espaço em grupos por faixa etária, anos e componentes curriculares, coordenado por profissionais da rede

15h30 – Coffee break

16h00 – Espetáculo de Dança – Programa Lazer Unindo Gerações

17h00 – Encerramento

Programação para serventes, merendeiras, secretários, profissionais da informática, auxiliares de biblioteca, motoristas

19/07 – Quinta-feira

18h00 – Credenciamento

18h45 – Abertura Oficial

19h00 – Conexão Cultural – Recital de Piano com a professora Mariana Valim

19h30 – A Base Nacional Comum Curricular e os profissionais da educação: estabelecendo conexões em rede. Prof. Márcia Carvalho. Local: Auditório Central do Instituto Ivoti

21h15 – Ações conectadas – Apresentação do cronograma de trabalho para elaboração do Documento Orientador Local e Currículo Escolar. Equipe da Semec.

21h30 – Encerramento

20/07 – Sexta-feira

07h30 – Conexão Cultural – Grupo de Gaiteiros da EMEF Eng.º. Ildo Meneghetti. Local: Auditório Central do Instituto Ivoti

08h00 – Linguagem corporal e a promoção da saúde. Profissionais do PLUG Adeline Bervian Leobet e Renato Rosa de Oliveira. Público alvo: serventes, merendeiras

08h00 – O modelo mental e comportamental das pessoas de sucesso. Professora e coach Cíntia Proença do Wise Institute. Público alvo: secretários de escola.

08h00 – Incentivo à leitura e organização da informação: a biblioteca escolar contribuindo para o aprendizado. Bibliotecária Maria do Carmo Neis e estudante João Vítor Klein. Público alvo: auxiliares de biblioteca

08h00 – Tecnologia e educação: possibilidades de inovação. Profissionais do Instituto Ivoti – Educação Básica. Público alvo: profissionais da informática

08h00 – Transportando vidas. Psicóloga e diretora Aurinez Rospide Schmitz do Instituto de Psicologia do Trânsito Ande Bem. Público alvo: motoristas.

09h30 – Coffee break

10h00 – Nutrindo suas emoções para alimentar seus resultados. Professora e coach Cíntia Proença do Wise Institute. Público alvo – serventes, merendeiras.

10h00 – Linguagem corporal e a promoção da saúde. Profissionais do PLUG Adeline Bervian Leobet e Renato Rosa de Oliveira. Público alvo: auxiliares de biblioteca, secretários de escola e profissionais da informática.

10h00 – Transportando vidas (continuação). Psicóloga e diretora Aurinez Rospide Schmitz do Instituto de Psicologia do Trânsito Ande Bem. Público alvo: motoristas.

11h30 – Intervalo para o almoço

13h00 – Os diferentes profissionais da educação em conexão. Psicólogos da Rede Municipal. Público alvo: secretários de escola, serventes, merendeiras, auxiliares de biblioteca, profissionais da informática e motoristas

15h30 – Coffee break

16h00 – Espetáculo de Dança – Programa Lazer Unindo Gerações