TURISMO Feira Colonial: neste domingo acontece a primeira edição de 2019

No ano passado, cerca de 25 mil pessoas visitaram as 24 feiras no Núcleo

Ivoti – Neste domingo, dia 13, está marcada a primeira edição de 2019 da Feira Colonial. Das 9h às 18h, o público é aguardado por cerca de 50 expositores junto ao Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova. Ao todo, são 24 feiras realizadas sempre no segundo e terceiro domingo. Para o prefeito Martin Cesar Kalkmann, o evento já está consagrado na região. “Muitos aguardam pela feira para adquirir produtos ou mesmo para passear com a família e amigos. Esperamos qualificar ainda mais o atendimento para 2019”, indica o prefeito, que destaca a parceria com as entidades Adetur, Afecoi, Cooapi, Aflorr e Afloreser, vinculadas aos feirantes, artesãos e floricultores.

Em 2018, segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento, cerca de 25 mil pessoas vivenciaram horas no espaço durante a feira de produtos coloniais, artesanais e agroindustriais. Um dos grandes desafios devido às condições geográficas do local foi resolvido gradativamente mediante investimentos na implantação do sistema de wi-fi para os feirantes, permitindo que as compras sejam em máquinas de cartão, bem como, o fechamento da área coberta com lonas, a organização do estacionamento com cordões e a colocação de toldos nas tendas que ficam na Rua da Cascata. “Os investimentos vão continuar em 2019”, antecipa Martin, destacando a restauração de uma das casas em estilo enxaimel, brinquedos para a pracinha e a troca de cobertura das tendas expositoras junto à Rua da Cascata.

Para a secretária de Desenvolvimento, esse fluxo contínuo de visitantes fortalece os feirantes, consolidando seus produtos e suas marcas, inclusive. “A feira é vitrine para produtos feitos de modo artesanal, o que agrega valor e pode ser outro fator a ampliar o mercado de nossas agroindústrias”, avalia Denise Rodrigues da Silva.

AGENDE-SE

Janeiro: dias 13 e 20