TURISMO Município abre concorrência para conceder Casa Amarela para setor privado

Localizada em área turística com visitação diária, intenção é acolher visitantes aliando um restaurante com outros segmentos

Ivoti – A Casa Amarela, prédio localizado no Núcleo de Casas Enxaimel, ao lado da Ponte do Imperador, poderá ser explorada por empresas do setor privado. A concorrência foi aberta e as propostas serão conhecidas no dia 11 de fevereiro, às 14h, na Prefeitura (avenida Presidente Lucena, 3527). A concessão prevê a utilização do espaço como restaurante, café colonial ou outro segmento do ramo da alimentação, combinado com outros serviços, como agência de viagens, estúdio fotográfico, livraria, cervejaria, atelier de arte ou floricultura. “A área turística é reconhecida inclusive no exterior e acreditamos que estamos dando uma excelente oportunidade de negócio para quem assumir o espaço, além de acolher nosso visitante de forma diferenciada”, destaca o prefeito Martin Cesar Kalkmann. Os detalhes da concorrência estão disponíveis no site www.ivoti.rs.gov.br, na seção Arquivos para Downloads.

A concorrência da casa histórica prevê o pagamento de R$ 1,5 mil por mês ou valor superior, com concessão de 5 anos, sendo renovado por mais 5 anos. A casa deverá ficar aberta de quarta-feira a domingo. Além do espaço, será cedido mobiliário – como mesas, cadeiras e outros bens móveis. “Temos uma carência no espaço na área de alimentação: só temos um espaço aberto, sendo que a visitação é contínua”, explica a secretária de Desenvolvimento, Denise Rodrigues da Silva. A proposta é que a empresa possa comercializar produtos que tenham vínculo com a cultura da Região, observando as normas de higiene e saúde exigidos pelo Poder Público. A Casa Amarela é fruto de um restauro realizado em parceria com o Consulado Alemão e tem a necessidade de dar uso ao prédio valorizando sua arquitetura eclética, datada do inicio do século XIX. Desde o seu restauro, o prédio estava em concessão de uso para a Associação do Desenvolvimento Turístico – ADETUR, que administrava o espaço com um restaurante/café colonial.

Localizada em área tombada pelo IPHAN

Um patrimônio da cultura e da história de Ivoti foi restaurado e entregue à população, junto ao Núcleo Histórico da Feitoria Nova. Com recursos do Consulado Alemão, a Casa Amarela foi transformada no novo espaço cultural da cidade, integrando a área de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

O prédio, em estilo eclético, foi construído em 1907, e em 2005 um incêndio destruiu parte da estrutura. Com 224 metros quadrados de área, a casa possui seis aposentos e serviu de entreposto comercial na década de 1940.