SAÚDE Alimentação Orgânica e Saudável: mobilização envolve comunidade, alunos, profisisonais e agricultores

Nesta sexta-feira, filme “Apart Horta” faz parte da programação aberta a todos

Ivoti – Plantar onde dá espaço. Essa é uma das ideias que Ivoti pretende discutir nos próximos dias para marcar a Semana da Alimentação Orgânica e Saudável. A sétima edição terá, nesta sexta-feira, dia 11, a exibição do filme “Apart Horta”, na Sala de Conferências do Instituto Ivoti, às 18h, com entrada gratuita. A programação é organizada pelo Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE), com apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), Saneamento e Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social e Emater. No sábado, dia 5, teve divulgação da semana no Eco-Sábado.

Uma das apostas da semana é apresentar o filme de 55 minutos que é dirigido por Cecília Engels e conta a relação de dois irmãos em São Paulo. O documentário tem a moderninha engajada, mas tem a japonesa que é do tempo em que todo mundo tinha roçado em casa; tem a síndica que faz o meio de campo, está desinformada mas aberta para a nova proposta; e claro, tem o vizinho mente fechada que não quer mudar o sistema. O filme atinge a todos que se sensibilizam com a possibilidade de transformação social. A classificação é livre e as crianças também embarcam na história.

No dia 15, a Emater realizará oficina sobre reaproveitamento integral dos alimentos na Nova Vila e é destinado às agricultoras familiares de Ivoti. No dia 16, alunos dos Anos Finais das escolas municipais visitam propriedade que está em transição ecológica e o Centro de Educação Ambiental de Ivoti realiza atividade nas escolas de Educação Infantil. No sábado, dia 19, uma caminhada em apoio à agricultura familiar e orgânica está marcada para às 8h, com saída da Praça Concórdia em direção à Feira das Flores, no Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova.

No dia 23, foi agendada capacitação de boas práticas na Alimentação Escolar feita pela Semec e Vigilância Sanitária dirigido às equipes diretivas e serventes/merendeiras das escolas no miniauditório da Semec. Durante o mês de outubro, as escolas Municipais de Ivoti farão atividades alusivas ao tema “alimentação orgânica e saudável” propostas pelo CAE.

PROGRAMAÇÃO:

11/10 – Sexta-feira – 18h00

Sessão de cinema “Apart Hort”, na Sala de Conferências do Instituto Ivoti – Aberto ao público em geral

15/10 – Terça-feira – Tarde

Oficina de reaproveitamento integral dos alimentos. Promovido pela EMATER. Local: Nova Vila. Público alvo: Agricultoras familiares de Ivoti.

16/10 – Quarta-feira – Hora: 08h00

Visitação à propriedade em transição ecológica de Ivoti. Público alvo: alunos dos anos finais das EMEFS. Hora: …. Atividade do CEAMI nas EMEIS.

19/10 – Sábado – 08h00

Caminhada em apoio à agricultura familiar e orgânica. Saída: Praça Concórdia. Chegada: Feira das Flores no Núcleo de Casas Enxaimel.

23/10 – Quarta-feira – Hora: 08h00 às 13h00

Capacitação de Boas Práticas na Alimentação Escolar. Promovido pela SEMEC e Vigilância Sanitária. Público alvo: direções e serventes/merendeiras das escolas do Município. Local: Miniauditório da SEMEC.