ADMINISTRAÇÃO Conselho Administrativo Municipal da Previdência realiza formação para funcionários

Ivoti – Nesta terça-feira, dia 3, o Conselho Administrativo Municipal de Previdência (Camp) realizou curso para os funcionários efetivos junto ao miniauditório da Secretaria de Educação e Cultura. Segundo um dos integrantes do conselho, Jeferson Haupt, a atividade faz parte do Programa de Educação Previdenciária proposto para o ano de 2019. Com 22 participantes, o curso abrange 8 horas de formação com o economista e mestrando em Finanças, Eduardo Pereira, que já atuou como analista de investimento na Fundação CEEE, um dos maiores fundos de pensão do Brasil.

A proposta é explorar o funcionamento da previdência e dos Regimes Próprios, trazendo conhecimento para que cada vez mais servidores sejam multiplicadores de conhecimento e capacitados para atuar como gestores e membros do CAMP.

CONTEÚDO DO CURSO:

- O papel do Conselho:
• Entendendo os RPPS;
• Normas Constitucionais Aplicáveis aos RPPS;
• Organograma: O papel de gestores, dirigentes e conselheiros;
• Entendendo os Diferentes Conselhos: Conselho Deliberativo e Fiscal;
- Noções de Atuária:
• Tipos de Aposentadoria;
• Cálculo Atuarial;
• Censo Previdenciário;
• Hipóteses Atuariais;
• Gestão do Passivo Atuarial.
- O papel dos Investimentos:
• O processo de Investimentos
• As Classes de Ativos (Segmentos);
• Renda Fixa: Conceito, Benchmarks;
• Renda Variável: Conceito, Benchmarks;
• Resolução CMN 3922;
• Participantes do Processo: Gestor e Comitê de Investimento;
• ALM (Asset Liability Management);
• Política de Investimento.