MEIO AMBIENTE Meio ambiente orienta sobre poda correta de árvores

Ivoti – A Prefeitura de Ivoti, através da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente orienta a população sobre a poda correta de árvores.

Quando a árvore se encontra dentro do lote, o proprietário pode realizar a poda, removendo no máximo 1/3 da copa, sendo proibido realizar poda drástica.

Conforme o Art. 20 da Lei Municipal n° 3294/2020, que estabelece regras para supressão, transplante e poda de espécimes vegetais nativos no Município de Ivoti, a poda de vegetação nativa ou exótica é permitida sob qualquer hipótese, sem necessidade de autorização da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, excetuando-se os indivíduos das espécies nativas de figueira, do gênero Ficus, e das corticeiras, do gênero Erythrina.

👉 Dicas para a poda correta

As árvores não necessitam de podas anuais, essa cultura normalmente é feita de forma drástica, cortando-se totalmente a copa, a massa verde vegetal, dentro do contexto urbano, revela-se incorreta e não vantajosa, tanto para a árvore, quanto para o meio onde ela esta inserida. Além de produzir resíduos, que muitas vezes são depositados irregularmente em áreas públicas e/ou terrenos privados.

As podas são necessários quando:

 Quando há conflitos com elementos do meio urbano (semáforos, redes áreas, luminárias, postes, placas indicativas e de trânsito, marquises, fachadas de prédio, telhados e outros);

 Galhos em conflito com redes elétricas e demais elementos pertencente ao serviço de energia da cidade. Este manejo é exclusivamente realizado pela Companhia prestadora de serviço de energia na cidade - RGE Sul;

 Quando prejudicar a visibilidade do trânsito e a passagem de pedestres;

 Para eliminação de ramos secos, doentes, mal situados e atacados por pragas;

 Riscos de danos.

👎 O que eu não devo fazer:

- Poda Drástica é o corte de mais de 1/3 do volume total da massa verde da copa.

- Consequências: o vegetal pode perder sua capacidade de recuperação, causando desequilíbrio na árvore, apodrecimento de galhos e tronco e consequente morte do indivíduo.

⚠️Lembrado que a Poda Drástica da árvore é proibida conforme Art. 25 da Lei Municipal n° 3294/2020.

Em caso de dúvidas na hora de realizar uma poda, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente através do telefone (51) 3563-8800/ (51) 99679-0349 (Whatsapp) ou por E-mail ambiental@ivoti.rs.gov.br.

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias