EDUCAÇÃO Alunos realizam atividade sobre a importância do ensino das Artes na rotina escolar

Ivoti - Ministrar aulas de arte à distância é um desafio que tem sido superado a cada semana. Desde o início do ensino remoto, as propostas estão sendo adaptadas pensando no contexto do aluno e nas possibilidades que ele pode ter no seu lar, bem como considerando a sua autonomia na realização das atividades.

E como não deixar de lado a preocupação acerca do  emocional de nossos alunos? Nesse contexto, a professora de arte, Cecília Luiza Etzberger da EMEF 25 de julho, está realizando com os seus alunos atividades de como a Arte pode ajudar o aluno a trazer o seu melhor de uma forma significativa, com os recursos que ele dispõe ao seu redor.

Considerando que a Arte é uma grande aliada que temos neste momento para a manutenção do bem-estar, para os alunos dos anos iniciais estão sendo lançadas propostas de criação explorando seu aspecto lúdico e inventivo. “Há turmas que conheceram mais sobre brincadeiras infantis a partir das obras de Portinari e construíram seus brinquedos com o apoio da família. Há outras turmas que estão conhecendo mais sobre a arte presente nas praças de nossa cidade através de fotografias, apreciando com outro foco nosso patrimônio artístico. Há grupos que estão explorando a criação com elementos secos da natureza, atividade totalmente favorecida pela etapa do ano em que estamos”, comenta a professora.

Já para os anos finais, as propostas buscam desafiar o jovem em suas criações a partir da apreciação de reproduções de obras de arte e de imagens da cultura visual. “Desenhar a sua casa em um sketchbook, fazer uma instalação colorida no pátio de casa, criar tintas com elementos naturais e montar um mosaico com objetos de uso cotidiano são algumas ações nas quais os alunos estiveram envolvidos”, conclui.

Recentemente, as turmas dos nonos anos apreciaram algumas imagens de trabalhos artísticos que foram produzidos nesse período da quarentena e divulgados nas redes sociais. Após a apreciação, cada aluno teve o desafio de criar com os recursos que estivessem ao seu alcance, o seu trabalho pensando sobre o contexto atual e suas muitas ramificações.

Conforme Cecília, “o resultado foi rico em poética e mostrou que nossos jovens estão atentos a tudo que ocorre em nossa volta, mostrando muita sensibilidade em suas criações”.