SAÚDE Testes Covid-19: saiba como funciona a aplicação de testes em casos de síndrome respiratória conforme protocolo

Ivoti - O município de Ivoti está testando os casos de síndrome respiratória que, conforme protocolos estaduais e mediante  avaliação médica,  são indicados para testagem do novo coronavírus. 

Os testes são realizados da seguinte forma: 

RT PCR – Realizado entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. Coleta de material via nasal realizada com auxílio de cotonete. Após a coleta, o material é encaminhado ao laboratório para análise.

Teste rápido – Realizado após o 10º dia do início dos sintomas. Coleta sanguínea realizada na polpa digital. Resultado em 15 minutos.

Conforme orientação do Centro de Operações em Emergências (COE) estadual, todos os contactantes domiciliares de casos confirmados para COVID-19 por RT-PCR realizarão teste rápido sorológico a partir do 10° dia após a data do último dia de contato com o caso confirmado para COVID-19.

Já os contactantes de pacientes positivados através do teste rápido sorológico, deverão ser observados e a coleta para testagem do coronavírus será realizado mediante avaliação e recomendação médica.

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias