Simbolos Municipais

Brasão Municipal de Ivoti

Criado por meio da Lei Municipal 126, de 11 de setembro de 1970, assim descrito:

"Escudo português, partido, de ouro e sinople (verde), contendo, em chefe, três flores em santor, de lilaz goles (vermelho) e blau (azul), centradas pelo pólen, de ouro; à destra, o capacete de Minerva, de goles (vermelho), à sinistra, a roda dentada, de goles, e abaixo, entre estes dois símbolos, um arado também de goles. Em ponta, passando sob a ponte de três arcos, de sable (preto), o arroio Feitoria em prata ondeada. Com suportes à destra e sinistra, dois ramos de acácia floridos. Listel de blau carregado dos dizeres – 1828 – Ivoti – 1964, em ouro. Tudo encimado da coroa mural de quatro torres, de prata. As flores representam o título da cidade "Cidade das Flores" e ao mesmo tempo a beleza e a fertilidade de seu solo; os símbolos do comércio, da indústria, e da agricultura – capacete alado, roda dentada e arado, – representam as forças vivas do Município e pujança de sua economia; a ponte chamado do Imperador atravessando o arroio Feitoria, é um dos ornamentos do passado e recorda os primórdios de Ivoti, antigamente Bom Jardim, onde a colonização alemã fez prodígios no desbravamento e enriquecimento do Município de Ivoti. Os ramos de acácia são representantes de uma das grandes riquezas sustentáculo do Município. O listel de azul, carregado dos dizeres em ouro, representa, também o encantamento do céu ivotiense, e a coroa mural – a sua elevação à cidade, em 1964. As cores em seu conjunto, além de lembrarem as cores nacionais e rio-grandenses, são emblemas das qualidades do caráter, nobreza, bondade e destreza do povo ivotiense. Quanto à utilização: A lei define que o brasão será usado pelo Município em todos os seus papéis, bem como poderá ser feito em metal, com ou sem esmaltes, para ser colocado nos prédios municipais."

Bandeira Municipal de Ivoti

Constituída por meio da Lei Municipal 198, de 18 de outubro de 1973, com as seguintes características da bandeira:

"Bandeira de Ivoti é de forma retangular. Seu interior é dividido por 4 (quatro) triângulos. Estes estão representados através de 2 (duas) cores 'azul e amarela'. Os triângulos têm 1 (um) de seus vértices convergidos para o centro do retângulo, os quais são anteparados por um couro estilizado, que contém, em seu centro, o Brasão do Município de Ivoti. O couro estilizado representa a indústria de Ivoti, haja vista os seus principais produtos derivarem deste. O Brasão quer significar o próprio Município. As cores dividirão os triângulos, da seguinte forma: 1º triângulo - é de cor azul, converge para o centro, a partir da base inferior do retângulo. 2º triângulo, situada à direita da base inferior do mesmo. 3º triângulo - é de cor azul, converge para o centro, a partir da base superior do retângulo. 4º triângulo - é de cor amarela, converge para o centro, a partir da altura do retângulo, situada à esquerda da base inferior do mesmo. Os 2 (dois) vértices de cada triângulo, partem, das bases e das alturas, para o meio do retângulo, a partir dos vértices do retângulo, lá formam o terceiro vértice do triângulo, o qual porém, não é visível, devido ao anteparo do couro estilizado."

Clique aqui para fazer o download da bandeira

Hino Municipal de Ivoti

Criado pela professora Laís Helena Bruck Mundstock, oficializado por meio da Lei Municipal 759, de 11 de outubro de 1988.

Letra:

Ivoti, Ivoti,
Cidade das Flores, de todas as cores
Tens uma missão
Ivoti, Ivoti,
De entrar na corrente que engrossa a torrente
Que impele a nação.
Ivoti, Ivoti,
A força do arado, a indústria, o calçado,
Teu povo gentil
Ivoti, Ivoti,
Hão de te ajudar, sempre a participar,
no crescer do Brasil.

Ivoti, Ivoti,
Cidade das Flores, de todas as cores,
Tens uma missão,
Ivoti, Ivoti,
De entrar na corrente que engrossa a torrente
Que impele a nação.
Ivoti, Ivoti,
Pequena cidade, com força e vontade
O futuro sorri.
Ivoti, Ivoti,
se o Brasil que se expande, o Brasil que é tão grande
acredita em ti.

Clique aqui para fazer o download do hino