Turismo e Cultura

Você está convidado a contemplar belas paisagens, percorrendo diferentes caminhos cheios de história, cultura e uma arquitetura diferenciada ao olhar de alguns, mas muito presente no nosso município.

O nome Rota Enxaimel, remete a técnica de construção utilizada pelos imigrantes alemães e ainda presente em várias casas ao longo dos caminhos.

A Rota Enxaimel conta com 5 (cinco) caminhos autoguiados com saída e chegada no núcleo de casas enxaimel com níveis de dificuldade variados. Os caminhos passam por estradas vicinais, área central da cidade e em trechos asfaltados que podem ter mais fluxo de veículos.

Os caminhos autoguiados tem o intuito de proporcionar ao visitante percorres trajetos sem condutores, orientado-se apenas pelas placas de sinalização, localizadas às margens dos caminhos.

Escolha o trajeto mais adequado à sua capacidade física e meio de locomoção, uma vez que você estará por conta própria. Os caminhos são circular e sinalizado com placas padronizados num só sentido. Caso queira, fazer o sentido contrário, precisará do mapa impresso ou no celular, que estará disponivel em KMZ e GPX podendo ser baixado.

Arquivos

Caminho Picada 48 Alta

(Arquivo KMZ)

Baixar GPX

Caminho Picada 48 Baixa

(Arquivo KMZ)

Baixar KMZ

Caminho Picada Feijão

(Arquivo KMZ)

Baixar KMZ

Caminho Feitoria Nova

(Arquivo GPX)

Baixar GPX

Caminho Nova Vila

(Arquivo KMZ)

Baixar GPX

PLANEJAR É FUNDAMENTAL

METEOROLOGIA

Fique atento na previsão do tempo para realizar sua caminhada com maior proveito e segurança possível. No inverno as temperaturas podem chegar a negativas e no verão podem passar de 35°. A chuva e a serração prejudicam a vista das paisagens e da segurança.

DICAS

Nunca deixe de avisar alguém sobre seu itinerário, de preferência passe o trajeto, ou onde vai estar.

Como lidar com um ataque de cachorro, não entre em pânico, não grite, não corra, não tente dar meia volta. Use o bastão e/ou mochila como escudo, coloque ela entre você e o(s) cachorro(s) e siga o caminho. Nunca olhe diretamente para os animais, tente chamar o dono se estiver próximo a uma casa.

Tenha atenção para evitar acidente, respeite a mão da via, não ande na contramão.

Siga a sinalização e os mapas dos caminhos para evitar se perder ou ter que se deslocar mais que o previsto.

Mantenha-se hidratado e alimentado.

Não deixe resíduos secos e/ou orgânicos ao longo do trajeto, leve saos de lixo e os coloque em lixeiras; não alimente animais silvestres; respeite animais e plantas; não faça fogueiras, seja cortês com outros visitantes e com a população local.

Ao longo dos caminhos você vai encontrar árvores frutíferas, plantações de hortaliças, além de belas flores. Lembre-se este é o sustento dos agricultores da cidade. Não colha sem autorização.

Cabe a cada pessoa ou grupo organizar da melhor forma seu passeio, incluindo atendimento a possíveis emergências.

Caso queira permanecer mais dias e aproveitar todos os caminhos, existem estabelecimentos de hospedagem e alimentação na cidade.

EMERGÊNCIAs:

Corpo de Bombeiros 193 ou (51) 3563-4352

Polícia 190 ou (51)3563-1636

Hospital São José (Plantão) (51) 3563-9900 - Av. Presidente Lucena, n 3598, Centro, Ivoti-RS

Pronto Atendimento Mais Vida (51) 3563-3021 – Rua Jacob Schneck, n 77, Centro, Ivoti-RS

PLACA INTERPRETATIVA

A placa interpretativa fica no início e no final de cada trecho, contém informações técnicas como: distância do trecho, classificação de percurso, tempo médio do percurso e os perfis de elevação.

 

Copyright 2021 © - Criado por Marketing O Diário Marketing O Diário